Nossa escola... Nossa história...

Estamos todos em busca de um novo tempo.

Faça parte deste grupo!

domingo, julho 19, 2009

Histórico da Escola

Histórico da escola

A idéia inicial de criar um colégio em Caldas aconteceu numa reunião entre amigos, no Bar Avenida, onde hoje funciona a Câmara Municipal. Estavam presentes: Mário Guerra Paixão (ex-prefeito do município), Vicente Landi Júnior, Faustino Pereira Westin e Antônio Ferreira de Carvalho. Outras pessoas da comunidade aderiram ao movimento e, num grande trabalho que uniu toda a população conseguiram concretizar tal ideal.
Criou-se, então, a 09 de março de 1.950, a Fundação do Ginásio São Vicente de Paula, com a finalidade de instituir, nesta cidade de Caldas, o Ensino Secundário.
Aos cinco dias do mês de agosto daquele ano, o jornal “Minas Gerais” publicou a Escritura Pública da Constituição, cujos artigos 2º, 3º, 4º e 5º mencionam o seguinte: “A Fundação do Ginásio São Vicente de Paula, de Caldas, pessoa jurídica, com vida própria, de duração indeterminada e sediada na cidade de Caldas, tem por foro a Comarca de mesmo nome. A fundação, assim constituída, tem por finalidade a instrução secundária, ministrada por um Ginásio Estadual ou Particular, com cursos completos exigidos por lei, para estabelecimento desta natureza, segundo as tradições que constituem a maioria do povo brasileiro."
O prédio foi construído a partir de 1.951, com recursos populares e o Ginásio passou a funcionar no mesmo em 1.957.
O Ensino Médio foi autorizado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais através da Portaria n.º 123/95, nos termos do art. 4º da Resolução CEE n.º 342 , de 12 de setembro de 1.986, conforme publicação no “Minas Gerais” de 11/02/95 pág.10, col.04.
Atualmente, denomina-se Escola Estadual Vicente Landi Junior.

Sucesso a uma só voz...

Sucesso a uma só voz...

Seguidores