POR QUE SONHAMOS? Adriana Ramos - 3º ano A
Um dos grandes enigmas da humanidade desde os tempos mais remotos é esta pergunta: Por que sonhamos? Para os místicos, a resposta está em nosso subconsciente e até na espiritualidade. Para a moderna neurociência, sonhos são fragmentos de experiências vividas em nosso dia a dia e que ficam guardadas em algum lugar da nossa mente.
Segundo estudos científicos feitos em 1989 por Constantine Pavlides e Jonathan Winson na Universidade Rockefeller, os neurônios mais utilizados durante o dia, também são os mais ativados durante a noite, e os menos utilizados durante o dia, continuam inativos à noite. Isso significa que experiências marcantes vividas ao longo do dia são repetidas em nosso cérebro, enquanto sonhamos.
Sonhar não é um ato que acontece de acordo com a nossa vontade, simplesmente é uma forma que o nosso cérebro tem de descarregar energias acumuladas. Há sonhos sem sentido nenhum e o que eles significam? São um embolado de experiências e visões presenciadas ao longo da vida e que em algum momento acabam sendo resgatadas na mente humana.
Resumidamente, sonhar é repor e, ao mesmo tempo, descarregar energia se experiências marcantes que presenciamos em nosso dia a dia.
COMO A MOSCA-DOMÉSTICA CONSEGUE FAZER ACROBACIAS AÉREAS COMPLEXAS E PRECISAS? Caína Alvarenga
O segredo está em dois músculos apêndices chamados balancins ou halteres, localizados atrás de cada asa.
Um balancim parece uma vareta com uma saliência na ponta. Durante o voo, os balancins se movimentam para cima e para baixo, no mesmo ritmo que as asas só que na direção oposta. Alguns cientistas descobriram que os balancins ajudam a mosca a manter a estabilidade durante o voo.
Com duas saliências nas pontas, os balancins" se movimentam numa direção específica, como o pêndulo de um relógio", sgundo a Encyclopedia of Adaptations i the Natural World. Se durante o voo, uma mosca faz uma curva repentina- intencionalmente ou por causa de uma rajada de vento-, " a haste do balancim se torce", diz a enciclopédia. " Essa torção é detectada por um aglomerado compacto de terminações nervosas ligadas ao balancim, e as informações são transmitidas ao cérebro para que a mosca possa fazer os ajustes necessários e se manter no curso." Por isso, as moscas são extremamente ágeis e difíceis de serem pegas.
Engenheiros acreditam que uma tecnologia baseada nos balancins poderá ter inúmeras aplicações, como no desenvolvimento de robôs, insetos voadores micromecânicos e veículos espaciais.
Pequenos insetos, a natureza de Deus é perfeita.
Um projeto de Deus que servirá para o nosso própio bem ......Deus é perfeito
ResponderExcluirRealmente é muito interesante sempre ficamos com dúvidas e queremos entender o porque sonhamos, mandou muito bem....... PARABENS Obrigado por tirar essas frequentes dúvidas......
ResponderExcluir